segunda-feira, 4 de outubro de 2010

NO EVANGELHO DEUS ABRAÇA A TODOS COM AMOR ETERNO - Atos 10


Deus revela o seu amor sobre todos os povos e pessoas (vers. 1-8). Nessa história a verdade do Evangelho que necessita ser apropriada por nós hoje é de que quando olhamos a vida de Cornélio, um homem não pertencente ao povo de Israel (considerado o povo de Deus), podemos enxergar o quanto Deus manifestou e revelou o seu amor sobre sua vida e família. Através de uma visão Deus falou com Cornélio de que lhe visitaria com sua Palavra por intermédio do apóstolo Pedro e o interessante foi a sua atitude de obediência a voz divina no seu coração. Assim, a verdade é que Deus a cada dia revela o seu amor sobre todos os povos e pessoas conforme sua Palavra Soberana, trazendo assim comunhão sem legitimar sectarismos e partidarismos de grupos sociais, não esqueça que o amor de Deus é livre.

Deus revela em seu amor que ninguém deve ser considerado “impuro” e “insignificante” (vers. 9-22). Na história Deus também revela o seu amor para o apóstolo Pedro que como judeu estava imbuído de uma perspectiva reducionista do evangelho de Jesus Cristo, no sentido de que fosse um caminho exclusivo por uma questão natural para o povo judeu e nisso se consideravam “melhores” que os outros povos e pessoas. Mas Deus também trouxe uma visão para Pedro para ensinar a verdade de que não considerasse “impuro” e “insignificante” todas as pessoas que por Ele eram amadas e dignificadas. Nisso Pedro em obediência a voz divina rompeu com a sua perspectiva reducionista e foi na casa de Cornélio para compartilhar o Evangelho de Jesus. Assim, a verdade é que Deus nos revela hoje a nossa necessidade de rompermos com nossa visão limitada do seu amor em relação aos povos e pessoas. Tenha cuidado para não considerar “impuro” e “insignificante” aquilo que não é para Deus.

Deus derrama o Seu Espírito de amor sobre todos (vers. 23-48). Na história o apóstolo Pedro em obediência rompeu os seus preconceitos e foi na casa de Cornélio para compartilhar o Evangelho da boa nova divina de que em Jesus Cristo todos os povos e pessoas encontram a paz. Durante a pregação de Pedro algo surpreendente aconteceu: em que Deus derramou o seu Espírito em todos que ouviam a Palavra, deixando aos judeus que lhe acompanhavam ficaram surpresos com a manifestação da graça divina. Assim a verdade é de que no Evangelho Deus derrama o Seu Espírito de amor sobre toda a carne como lhe apraz, com isso produzindo uma consciência transformada pelo amor e pela vida.

Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!