segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A “Fábrica de Deuses” e Deus no Evangelho de Jesus Cristo - Atos 17.16-31


Os seres humanos e suas invenções diárias de deuses (vers. 16-23). Paulo em sua visita na cidade de Atenas na Grécia Antiga produziu uma atitude de indignação com aquilo que podemos chamar de uma “fábrica de deuses”, em que a cada dia os moradores produziam novos deuses e cultos litúrgicos conforme a arte da imaginação. Interessante observar o quanto a produção da fábrica era intensa, constante e diversificada, como na invenção de um altar erguido ao “Deus Desconhecido”. Portanto, a verdade ser apropriada por nós hoje é que no século XXI permanecemos com uma produção enlouquecida da nossa “fábrica de deuses”, em que utilizamos a imaginação e inteligência para criarmos altares de adoração para construirmos nossa identidade e o mundo.

O Deus Criador no Evangelho não habita na “fábrica de deuses” dos humanos (vers. 24-25). Paulo depois de manifestar sua indignação com a “fábrica de deuses” dos humanos fez uma leitura abrangente com a consciência do Evangelho de que Deus é o Criador de todas as coisas, sendo Senhor absoluto que manifesta a sua vida e amor sobre todos com o poder de cuidar de tudo. Assim não vive em templos produzidos por nossas mãos e não necessita de nossas oferendas, sacrifícios e “despachos” para continuar a ser o Criador amoroso. Portanto, a verdade que a cada dia necessitamos cultivar em nosso coração é a revelação do Evangelho de Jesus Cristo de que Deus é o Criador soberano e amoroso de todo mundo e nisso transcende as nossas fabricações humanas.

Os seres humanos encontram, recebem e experimenta a vida em abundância tão somente por fé no Deus Criador (vers. 26-31). Paulo prossegue com a verdade do Evangelho de que o Deus criou com amor todos os seres humanos para que lhe busquem em fé no seu próprio coração. A fé de que em Deus vivemos, movemos e existimos, pois Ele é a nossa suficiência porque dele fomos gerados e assim não se limita as nossas criações de imaginação. Portanto, a verdade de hoje para nós é de que Deus Criador nos chama a experimentarmos um coração transformado em amor e termos a decisão de vivermos em Deus e não nas ilusões de nossas maquinações.

Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!