quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Fé Protestante em Tempos Globais: Por Uma Proposta Velha e Nova de Santidade

Coral da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande em 1925

Hoje apresentamos nossa última meditação dessa série intitulada a fé protestante em tempos globais que representa nossa pequena homenagem aos 45 anos da morte do nosso querido pastor João Clímaco Ximenes, nesse pequeno espaço tivemos a oportunidade de aprender e assim repensarmos os caminhos da nossa fé em nosso tempo o século XXI que nos parece tão complicado e contraditório. A partir das propostas do pastor Ximenes em seus sermões do século XX, mas que nos trazem orientação para construirmos a nossa identidade protestante e assim atentarmos que não podemos desprezar como tradição estéril o legado deixado por nossos pais, mas temos o desafio de preservar e repensar de forma criativa para os nossos tempos.

No sermão intitulado Motivos Para a Santificação (2 Pedro 1.1-21) pelo pastor Ximenes temos o propósito de repensar a nossa necessidade por uma proposta velha e nova de santidade em nossos tempos globais que é marcado por comportamentos extremos como o do relativismo ético total que nos deixa livres para satisfazermos todos os nossos desejos, e o do moralismo medíocre que cria regras consideradas santas tão somente para aprisionar as pessoas e usá-las na sua fé. O pastor Ximenes nos apresenta algumas dimensões dessa proposta velha, mas que necessitamos que hoje seja nova de santidade:

1ª Essa proposta velha e nova tem um quádruplo ideal: a) tornar firme a nossa vocação de sermos filhos de Deus; b) tornar firme a nossa eleição; c) nos livramos de viver em tropeço; d) tornar-nos a cada dia participante da natureza divina como filhos amados de Deus.

2ª A motivação correta para essa proposta velha e nova de santidade consiste na riqueza das promessas de Deus como a de que Ele vem nos buscar para vivermos em um novo céu e nova terra, reinarmos para sempre com Ele, vivermos a semelhança de Jesus Cristo, viver a cada momento na companhia de Deus o nosso Pai e contemplarmos a cada dia a glória eterna do nosso Deus.

3ª Essa proposta velha e nova de santidade consiste em trilharmos a cada dia um caminho com base na diligência que nos conduz a desprezar os valores em que vivem a nossa sociedade de morte e pecado com os homens constroem a vida no orgulho, na vaidade e na presunção. Mas sim um caminho de santidade baseado nos valores do Reino de Deus em uma vida que encarna a fé, a temperança, a paciência, a piedade e o amor fraternal para que assim vivamos em uma sociedade da vida e da liberdade de Deus. Essa proposta de santidade nos conduz a uma vida que rejeita a ociosidade, uma fé sem frutos e só de aparência, para assim tragamos alegria ao coração de Jesus Cristo e rejeitemos as proposta de Satanás de construirmos um mundo em morte e miséria.

Portanto, meus amados irmãos que repensemos melhor a proposta de santidade que temos criado atualmente em nossas comunidades cristãs no qual produz tão somente uma vida que busca sinais da benção de Deus em termos mais e mais bens materiais que são frutos dos nossos desejos de consumir produtos tratados como “santos” e “abençoados” que nos são oferecidos nos programas da cultura gospel com seus pastores ungidos e bem-sucedidos. E vivemos uma santidade que serve somente para que Deus realize os nossos desejos e sonhos consumistas, mas que reproduzem um mundo tão injusto e desigual porque os valores dessa santidade são os mesmos que são predominantes em nossa sociedade capitalista: consumir produtos para ser feliz e o próximo sofre porque não tem fé.

Mas considero muito mais importante pensarmos por uma proposta velha e nova de santidade que nos chama para construirmos a nossa vida nos valores do Reino de Deus com a graça libertadora de Deus nos transformando para buscarmos a sua justiça, paz, liberdade, dignidade e esperança para todas as pessoas, resultando em um novo céu e nova terra como podemos pensar a partir deste sermão do pastor Ximenes.

Cleófas Júnior

A Fé Protestante em Tempos Globais: Por Um Ideal no Caminho do Discípulo

Pastor João Clímaco Ximenes e sua Família

Hoje o nosso propósito é repensar a fé protestante em nossos tempos globais nas propostas trabalhadas por João Clímaco Ximenes em seu sermão Vida Ideal, olhando assim a necessidade de termos a cada dia como cristãos em nossas comunidades o entendimento de lutarmos por um ideal em nossa caminhada cristã. Lutarmos para não perder esse ideal em um mundo marcado pelo pessimismo e cinismo com suas verdades de que são desnecessários termos projetos e sonhos de um mundo melhor em que predomine a justiça e a paz em suas variadas faces a partir da presença soberana e libertadora de Deus.

Assim o pastor Ximenes em seu sermão nos conduz a repensar primeiramente isto a partir de uma questão: Qual a vida ideal/qual o ideal do cristão? No qual responde dizendo que consiste em comprovar através da sua vida que realmente recebeu uma nova vida em Jesus Cristo para viver sua caminhada agora como filho de Deus. Continua sua reposta ao afirmar que Deus em Jesus Cristo manifestou a plenitude do seu amor e na nossa vida Ele deseja manifestar ao mundo a sua obra completa de graça libertadora. Finaliza este momento com a verdade preciosa de que a vida de Jesus é o nosso ideal ou alvo, muito mais importante do que os livros escritos a cada dia sobre a vida de Jesus e sim Deus quer que a vida de Jesus seja lida na nossa vida. Em seguida trata disto em algumas dimensões quanto a esta verdade de um ideal na caminhada cristã:

1ª Um ideal de construir a vida vinda de Deus e também inteiramente submissa a Ele. Trata de que somos chamados a manifestar a cada dia a vida nova oferecida por Deus em sua graça, não podemos esconde – lá e sim manifestá-la em atos. Atos em semelhança aos de Jesus Cristo que foi inteiramente sujeito a Deus como comprova o batismo que Ele recebeu. Nos Evangelhos temos a declaração de que Jesus dependia do Pai em unidade: “A minha doutrina não é minha, mas do Pai. Seja feita não a minha vontade, mas a tua”.

2ª Um ideal de construir a caminhada cristã numa vida dirigida pelo Espírito Santo e de uma inteira fé em Deus. Como nos Evangelhos trata de que no seu batismo o Espírito Santo desceu sobre Jesus, para assim expressar a sua dependência e unidade com o Espírito de Deus. Trata também de que Jesus viu a necessidade de os seus discípulos experimentarem esse mesmo poder para uma vida ideal e assim se prontificou a enviar este poder, sendo impossível viver a vida de Jesus sem dar lugar ao Espírito para vivermos os valores do Reino de Deus. Mas para vivermos esse ideal é necessário crermos nas promessas de Deus e na realização das mesmas.

3ª Um ideal de construir a caminhada cristã para vivermos os valores do Reino de Deus e que somente o Senhor Deus revelado na santíssima Trindade nos concederá vitória na busca por esse ideal. Os Evangelhos narram a declaração de Jesus que o mais importante em sua vida terrena era cumprir a vontade do Pai de trazer o seu Reino de Justiça e Liberdade, e que esta deve ser a nossa principal ocupação. E nesta ocupação de vivermos os valores do Reino de Deus é importante não nos esquecermos de nos deleitarmos em viver tão somente em sua vontade e de tomarmos o jugo de Cristo que é o seu chamado. O Senhor Deus nos concederá vitória a partir de tudo quanto aprendemos com os milagres de Cristo contra as doenças e pecados, a vitória completa sobre o pecado e na sua ressurreição a vitória sobre a morte. Busquemos assim que em nossa caminhada se veja a vida de Jesus.

Portanto, meus amados irmãos que a cada dia lutemos por um ideal em nossa caminhada cristã que tenha como fundamento vivermos nos valores da nova vida outorgada pela graça de Deus em Jesus Cristo por nossa humanidade velha para assim vivermos em uma nova humanidade de amor, paz, justiça e liberdade conforme a vontade soberana de Deus. Que nós não negociemos esse ideal por aquilo que em nosso mundo tem sido apresentado como santo e o melhor de Deus, mas que serve apenas para beneficiar alguns e aumentar ainda mais a miséria deste mundo mau.

Cleófas Júnior

A Fé Protestante em Tempos Globais: O Que é Ser Igreja de Deus?

Pastor João Clímaco Ximenes e sua esposa Dona Luiza Barbosa Ximenes

Hoje estaremos repensando os caminhos da fé protestante em nossos tempos globais a partir do sermão do pastor João Clímaco Ximenes intitulado A Igreja e Sua Finalidade em sua leitura da Escritura Sagrada em Efésios 4.1-16. Assim proponho uma questão muito importante para todos os cristãos qual a missão integral das nossas comunidades cristãs, ou seja, qual a qual a razão da Igreja de Cristo existir nesse mundo e nossa participação nesta em seus desafios contemporâneos? O pastor Ximenes em seu sermão nos convida a repensar em algumas dimensões para a questão do que é ser Igreja de Deus em contraposição as “igrejinhas” fabricadas pelos nossos caprichos humanos:

1ª Ser Igreja de Deus é participar do maior privilégio proporcionado por Deus para nossas vidas. Assim temos a consciência da nossa missão semelhante a uma cidade que dever ser um lugar de abastecimento, um lugar de prazer, um lugar de segurança e um lugar de socorro. Sendo assim um lugar que prioriza transformar com o evangelho de Cristo todas as necessidades das pessoas, construindo assim um novo céu e uma nova terra na plenitude do Reino de Deus.

2ª É crescer na consciência de que somos como um corpo que deve assim priorizar a organização e a cooperação, nunca esquecer que depende em tudo da graça de Deus revelada em Jesus Cristo por ser a sua noiva. Ser um instrumento de Deus para o bem da humanidade com a vivência dos valores do Reino de Deus, para assim manifestar a sabedoria de Deus revelada na glória de Cristo através de uma vida com graça, amor e justiça em contraposição aos valores de morte da nossa sociedade. Tudo isto resulta na comunidade ser perseguida e rejeitada por todos aqueles que vivem para legitimar as veias da morte física e existencial em nosso mundo em suas estruturas de pecado.

3ª É atentar em nossa vida com todo cuidado especial semelhante ao que dedicamos ao nosso corpo físico. Não provocar escândalo para a comunidade participando sem que o Senhor conduza o nosso ser no cultivo dos valores do Reino de Deus e assim vivemos somente como base nos parâmetros do pecado deste nosso mundo que resulta em relacionamentos de separação e destruição no âmbito pessoal, comunitário e da natureza. Em nossa comunidade devemos ser um lugar que o Deus em Jesus Cristo e no Seu Espírito nos transforme em sua graça libertadora e que produz a única esperança duradoura do Reino de Deus.

Portanto, meus amados irmãos em nosso tempo presente em nossas comunidades cristãs nós muitas vezes desprezamos ser Igreja de Deus na perspectiva do Evangelho porque escolhemos trilhar os caminhos da cultura gospel propagada em seus programas evangélicos nos meios de comunicação que nos chama a uma cultura de vida que prioriza o ter as coisas como valores de um suposto “Reino de Deus” que serve tão somente para enriquecer os bolsos dos nossos “grandes pregadores” em suas empresas religiosas e aumentar a miséria que gera morte constante em nosso mundo globalizado da maioria dos filhos e filhas do Senhor. Vivamos, pois, a cada momento a missão integral das comunidades cristãs de vivermos nos conflitos deste mundo mal os valores do Reino de Deus revelado no evangelho libertador de Jesus Cristo para assim cumprirmos o nosso chamado de lutarmos por um novo céu e nova na plenitude da justiça de Deus.


Cleófas Júnior

A Fé Protestante em Tempos Globais: É Possível Uma Espiritualidade Verdadeira?

Pastor João Clímaco Ximenes e sua Família


No dia 11 de outubro de 1963 os membros da Igreja Congregacional de Campina Grande viveram um dia de tristeza e saudade porque tinha falecido um dos mais importantes pastores da primeira comunidade protestante da cidade, o pastor João Clímaco Ximenes. Hoje em 2010 depois de quarenta e sente anos a temos o desafio de repensar os caminhos da fé protestante na sociedade contemporânea em tempos globais e é muito importante vivermos isto a partir do maior legado do nosso querido pastor João Clímaco Ximenes os seus sermões que sintetizam sua vida de ser um pregador fiel do Evangelho de Cristo para assim prestarmos uma homenagem a sua memória.[1]

Por isso, estaremos pensando um pouco mais nos caminhos propostos e vividos pelo pastor Ximenes no século passado para vivermos a nossa fé no século XXI, pois consideramos esta memória como um campo fértil e rico para exercícios criativos e críticos, como no seu sermão Religião Verdadeira.

É possível em nossa sociedade contemporânea marcada pelo pluralismo religioso e ético que tem produzido a cada dia muitos fiéis que buscam uma fé baseada em seus próprios interesses como o centro do mundo e assim a aumenta a realidade de injustiça de nosso mundo, pensar em cultivar e viver uma religião verdadeira? O pastor Ximenes nos ajuda nessa questão a partir da leitura da Escritura Sagrada em Tiago 1.19-22 de que viver uma religião que busca ser verdadeira tem as seguintes dimensões:

1ª Ter cuidado com a língua para que assim não produzamos a maldade para com o próximo gerando assim morte e destruição. Pois isto nos conduz a partilhamos de um mundo que é construído no anti-reino de Deus em sua trilogia: os desejos de um coração perverso, os olhos egoístas e a soberba de uma vida orgulhosa que só pensa em si mesma.

2ª Reconhecer o quanto dependemos do amor incondicional de Deus como o nosso Pai para construímos a nossa vida. Para assim buscarmos em todo tempo cuidar do nosso próximo em suas aflições e sofrimento, essa graça amorosa de Deus nos conduz a fazer amizades com todos resultando assim em uma produção de uma vida abundante.

3ª A busca constante por uma transformação em todo nosso ser, o nosso caráter. Para assim construirmos a nossa vida a cada dia em humildade, pureza nos motivos, alegria, paciência, piedade e compaixão em todos os lugares em que habitamos como: na rua, no trabalho, na família.

Portanto, meus amados irmãos que a cada dia repensemos na possibilidade e preciosidade de vivermos uma espiritualidade verdadeira que está além da nossa participação em uma mera instituição religiosa nos seus cultos e cumprirmos fielmente suas regras humanas tratadas como divinas. Com uma religião que na maioria das vezes nos afasta de Deus em sua imagem de Pai amoroso e assim nos separa também do nosso próximo em suas dores e sonhos. Que vivamos essa religião verdadeira que tem como centro a nossa dependência da graça amorosa de Deus que nos transforma para assim vivermos uma vida abundante para com todos na satisfação diária, justa e comunitária das nossas necessidades de alimento, de vestir, educação, diversão, trabalho, família, ou seja, a nossa fome diária de Deus em seu reino eterno.
Cleófas Júnior


[1] Os sermões que serão trabalhados nos boletins dominicais estão contidos no livro de SOUZA, Claudenor Gomes de. João Clímaco Ximenes – sua vida, sua obra. Campina Grande (PB): Ed. do Autor.