quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Fé Protestante em Tempos Globais: É Possível Uma Espiritualidade Verdadeira?

Pastor João Clímaco Ximenes e sua Família


No dia 11 de outubro de 1963 os membros da Igreja Congregacional de Campina Grande viveram um dia de tristeza e saudade porque tinha falecido um dos mais importantes pastores da primeira comunidade protestante da cidade, o pastor João Clímaco Ximenes. Hoje em 2010 depois de quarenta e sente anos a temos o desafio de repensar os caminhos da fé protestante na sociedade contemporânea em tempos globais e é muito importante vivermos isto a partir do maior legado do nosso querido pastor João Clímaco Ximenes os seus sermões que sintetizam sua vida de ser um pregador fiel do Evangelho de Cristo para assim prestarmos uma homenagem a sua memória.[1]

Por isso, estaremos pensando um pouco mais nos caminhos propostos e vividos pelo pastor Ximenes no século passado para vivermos a nossa fé no século XXI, pois consideramos esta memória como um campo fértil e rico para exercícios criativos e críticos, como no seu sermão Religião Verdadeira.

É possível em nossa sociedade contemporânea marcada pelo pluralismo religioso e ético que tem produzido a cada dia muitos fiéis que buscam uma fé baseada em seus próprios interesses como o centro do mundo e assim a aumenta a realidade de injustiça de nosso mundo, pensar em cultivar e viver uma religião verdadeira? O pastor Ximenes nos ajuda nessa questão a partir da leitura da Escritura Sagrada em Tiago 1.19-22 de que viver uma religião que busca ser verdadeira tem as seguintes dimensões:

1ª Ter cuidado com a língua para que assim não produzamos a maldade para com o próximo gerando assim morte e destruição. Pois isto nos conduz a partilhamos de um mundo que é construído no anti-reino de Deus em sua trilogia: os desejos de um coração perverso, os olhos egoístas e a soberba de uma vida orgulhosa que só pensa em si mesma.

2ª Reconhecer o quanto dependemos do amor incondicional de Deus como o nosso Pai para construímos a nossa vida. Para assim buscarmos em todo tempo cuidar do nosso próximo em suas aflições e sofrimento, essa graça amorosa de Deus nos conduz a fazer amizades com todos resultando assim em uma produção de uma vida abundante.

3ª A busca constante por uma transformação em todo nosso ser, o nosso caráter. Para assim construirmos a nossa vida a cada dia em humildade, pureza nos motivos, alegria, paciência, piedade e compaixão em todos os lugares em que habitamos como: na rua, no trabalho, na família.

Portanto, meus amados irmãos que a cada dia repensemos na possibilidade e preciosidade de vivermos uma espiritualidade verdadeira que está além da nossa participação em uma mera instituição religiosa nos seus cultos e cumprirmos fielmente suas regras humanas tratadas como divinas. Com uma religião que na maioria das vezes nos afasta de Deus em sua imagem de Pai amoroso e assim nos separa também do nosso próximo em suas dores e sonhos. Que vivamos essa religião verdadeira que tem como centro a nossa dependência da graça amorosa de Deus que nos transforma para assim vivermos uma vida abundante para com todos na satisfação diária, justa e comunitária das nossas necessidades de alimento, de vestir, educação, diversão, trabalho, família, ou seja, a nossa fome diária de Deus em seu reino eterno.
Cleófas Júnior


[1] Os sermões que serão trabalhados nos boletins dominicais estão contidos no livro de SOUZA, Claudenor Gomes de. João Clímaco Ximenes – sua vida, sua obra. Campina Grande (PB): Ed. do Autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!