quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Fé Protestante em Tempos Globais: Por Um Ideal no Caminho do Discípulo

Pastor João Clímaco Ximenes e sua Família

Hoje o nosso propósito é repensar a fé protestante em nossos tempos globais nas propostas trabalhadas por João Clímaco Ximenes em seu sermão Vida Ideal, olhando assim a necessidade de termos a cada dia como cristãos em nossas comunidades o entendimento de lutarmos por um ideal em nossa caminhada cristã. Lutarmos para não perder esse ideal em um mundo marcado pelo pessimismo e cinismo com suas verdades de que são desnecessários termos projetos e sonhos de um mundo melhor em que predomine a justiça e a paz em suas variadas faces a partir da presença soberana e libertadora de Deus.

Assim o pastor Ximenes em seu sermão nos conduz a repensar primeiramente isto a partir de uma questão: Qual a vida ideal/qual o ideal do cristão? No qual responde dizendo que consiste em comprovar através da sua vida que realmente recebeu uma nova vida em Jesus Cristo para viver sua caminhada agora como filho de Deus. Continua sua reposta ao afirmar que Deus em Jesus Cristo manifestou a plenitude do seu amor e na nossa vida Ele deseja manifestar ao mundo a sua obra completa de graça libertadora. Finaliza este momento com a verdade preciosa de que a vida de Jesus é o nosso ideal ou alvo, muito mais importante do que os livros escritos a cada dia sobre a vida de Jesus e sim Deus quer que a vida de Jesus seja lida na nossa vida. Em seguida trata disto em algumas dimensões quanto a esta verdade de um ideal na caminhada cristã:

1ª Um ideal de construir a vida vinda de Deus e também inteiramente submissa a Ele. Trata de que somos chamados a manifestar a cada dia a vida nova oferecida por Deus em sua graça, não podemos esconde – lá e sim manifestá-la em atos. Atos em semelhança aos de Jesus Cristo que foi inteiramente sujeito a Deus como comprova o batismo que Ele recebeu. Nos Evangelhos temos a declaração de que Jesus dependia do Pai em unidade: “A minha doutrina não é minha, mas do Pai. Seja feita não a minha vontade, mas a tua”.

2ª Um ideal de construir a caminhada cristã numa vida dirigida pelo Espírito Santo e de uma inteira fé em Deus. Como nos Evangelhos trata de que no seu batismo o Espírito Santo desceu sobre Jesus, para assim expressar a sua dependência e unidade com o Espírito de Deus. Trata também de que Jesus viu a necessidade de os seus discípulos experimentarem esse mesmo poder para uma vida ideal e assim se prontificou a enviar este poder, sendo impossível viver a vida de Jesus sem dar lugar ao Espírito para vivermos os valores do Reino de Deus. Mas para vivermos esse ideal é necessário crermos nas promessas de Deus e na realização das mesmas.

3ª Um ideal de construir a caminhada cristã para vivermos os valores do Reino de Deus e que somente o Senhor Deus revelado na santíssima Trindade nos concederá vitória na busca por esse ideal. Os Evangelhos narram a declaração de Jesus que o mais importante em sua vida terrena era cumprir a vontade do Pai de trazer o seu Reino de Justiça e Liberdade, e que esta deve ser a nossa principal ocupação. E nesta ocupação de vivermos os valores do Reino de Deus é importante não nos esquecermos de nos deleitarmos em viver tão somente em sua vontade e de tomarmos o jugo de Cristo que é o seu chamado. O Senhor Deus nos concederá vitória a partir de tudo quanto aprendemos com os milagres de Cristo contra as doenças e pecados, a vitória completa sobre o pecado e na sua ressurreição a vitória sobre a morte. Busquemos assim que em nossa caminhada se veja a vida de Jesus.

Portanto, meus amados irmãos que a cada dia lutemos por um ideal em nossa caminhada cristã que tenha como fundamento vivermos nos valores da nova vida outorgada pela graça de Deus em Jesus Cristo por nossa humanidade velha para assim vivermos em uma nova humanidade de amor, paz, justiça e liberdade conforme a vontade soberana de Deus. Que nós não negociemos esse ideal por aquilo que em nosso mundo tem sido apresentado como santo e o melhor de Deus, mas que serve apenas para beneficiar alguns e aumentar ainda mais a miséria deste mundo mau.

Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!