sábado, 30 de julho de 2011

ACERVO PARADIDÁTICO



Aos meus cinco leitores indico o Projeto Organização de Acervo Paradidático - LABEPEH/FAE-UFMG, vinculado ao Programa UFMG Integrada à Educação Básica, que visa disponibilizar acervo temático para produção de material didático. O objetivo central é possibilitar aos docentes a vivência da autoria do material a ser utilizado em sala de aula.


Temos um Acervo Temático para explorar marcado pela diversidade: adolescência; antiguidade; Brasília; brincadeiras e jogos,; alimentos e cultura; cultura/dança/música/teatro; ditadura militar; economoia; educação; ensino de história; história do Brasil e muitos outros.


Cleófas Júnior


ÍNDIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL



Um espaço interessante sobre História Indígena no Brasil é Os Índios na História do Brasil como um projeto do Prof. John M. Monteiro do Departamento de Antropologia da Unicamp, em que podemos explorar questões como: bibliografia comentada; teses na rede; estudos sobre história indígena; publicações de reuniões científicas; cursos sobre a história indígena e os links indicados.


Cleófas Júnior

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTISTÍCO NACIONAL - IPHAN



Aos meus cinco leitores não deixem de explorar o espaço do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistíco Nacional - IPHAN, para pensar as relações entre ensino, história, patrimônio e identidades, através de questões como: patrimônio material e imaterial; educação patrimonial e os editais.


Não pode deixar de explorar a coletânea virtual com textos e documentos como: cartas patrimoniais, legislação, dossiês de patrimônio imaterial, revista do patrimônio, textos especializados, videos sobre patrimônio, a revista eletrônica do IPHAN e suas publicações.


Cleófas Júnior

Centro de Estudos Afro-Orientais



Espaço muito bom é o Centro de Estudos Afro-Orientais vinculado a Universidade Federal da Bahia para pensar a história do Brasil em suas relações culturais e étnicas, podemos explorar os seguintes caminhos: os cursos oferecidos; os programas de ensino; os links.






Cleófas Júnior

CEAFRO - EDUCAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO PARA IGUALDADE RACIAL E GÊNERO



Espaço interessante é o Ceafro como um programa de educação e profissionalização para igualdade racial e gênero, vinculado a Universidade Federal da Bahia. Podemos explorar especialmente as publicações e os projetos de ações afirmativas.


Cleófas Júnior

GIRAMUNDO TEATRO DE BONECOS



Aos meus poucos leitores indico o espaço interativo do Giramundo Teatro de Bonecos para explorarmos os seus labirintos e pensarmos as relações entre educação, arte, teatro, história e cidadania.



Interessante também é o espaço dedicado ao Teatro Móvel Giramundo em que o Teatro de Bonecos aparece de forma intinerante no Brasil em vários espaços educativos.


Cleófas Júnior


EDUCAÇÃO, MÚSICA E MÍDIA



Espaço interativo para pensarmos as relações entre educação, música e mídia é o Centro de Estudos de Música e Mídia vinculado a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em que podemos explorar os artigos e entrevistas sobre artes, o arquivos de aúdios, videos e os links indicados.


Cleófas Júnior

EDUCAÇÃO E MÍDIAS - REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTÁRIO



Um espaço interessante para pensarmos as relações entre educação e mídias interativas é a Revista Digital de Cinema Documentário com seus textos sobre histórias do documentário, realidade e modos de representação, documentário e antropologia, documentário e ética, documentário social e político, documentário e tecnologia, biografias e histórias de vida.


Indico para os meus dois ou cinco leitores o dossiê Filmes Caseiros e Filmes para Internet com textos sobre Cinema 2.0: o cinema doméstico da era da internet; narrativas imagéticas na Web; os filmes de família; o cinema caseiro português.


Cleófas Júnior

HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO



Um espaço interessante para pensarmos as relações entre ensino de história, educação e patrimônio é o Tematizando Artes e Ofícios vinculado ao Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, questões importante como: vídeos sobre o trêm através do museu, os ruídos do museu, do detalhe a reflexão, da ranhadura ao objeto, do cenário ao museu, do museu a cidade, cenários do couro; uma visita virtual ao Museu de Artes e Ofícios; reflexões sobre a arte do sapateiro; a arte do curtumeiro; compartilhar de ideias e biblioteca.


Cleófas Júnior

Educação e Mídias Interativas




Um espaço muito bom é o Educarede da Fundação Telefônica com reflexões sobre a internet na escola, recursos educativos diversos, revistas de educação, multimidia, fóruns, bate-papo, cursos on line, comunidades virtuais.


Cleófas Júnior

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA



Um espaço interessante é o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de História porque podemos explorar os links indicados sobre ensino de história, os artigos em pdf, as publicações, teses, dissertações, monografias, os relatórios de estágio.


Cleófas Júnior

LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ENSINO DE HISTÓRIA DA UFMG




Um espaço importante para reflexão do conhecimento histórico e a educação básica consiste no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Ensino de História da UFMG, você pode explorar os links sobre a produção criada pela UFMG sobre ensino de história em seu banco de dados.



Cleófas Júnior