sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jesus Cristo e a Existência Humana - João 1.1-14


Para muitas pessoas a pessoa de Jesus Cristo representa: “um grande revolucionário político”, “um grande profeta”, “um grande mestre”, “um grande curandeiro”. Enquanto outras pessoas pensam na pessoa de Jesus Cristo de forma absoluta com a sua instituição religiosa, acredito que todos estes pensamentos reduzem o significado da pessoa de Cristo com a criação de caricaturas, pois em muitos momentos podem ser usados para interpretar a mensagem de Cristo para opressão das pessoas e legitimação dos privilégios de “alguns escolhidos”. Contra estes pensamentos reducionistas é necessário observamos a Escritura Sagrada com a mente aberta para ouvirmos a sua mensagem sobre quem é Jesus Cristo na existência humana, como nos apresenta João 1.1-14 em alguns aspectos.

Jesus Cristo é Deus desde a Eternidade (vers. 1-4, 10). Jesus Cristo é o Logos que na filosofia de Platão era entendida como a “razão” ou “lógica”, como uma força abstrata responsável pela ordem e harmonia do mundo. O apóstolo João utiliza essa expressão em relação a Cristo para ensinar a verdade de que Ele existente desde a eternidade antes de todas as coisas que compõem a obra da criação, mas não como mera força abstrata. João argumenta que Cristo é o responsável por toda obra da criação conforme Gênesis 1 e 2: a terra, o mar, o céu, os animais, as árvores, os rios, culminando com o homem e a mulher, vivendo um relacionamento de amor a Deus, ao semelhante e a natureza. Em seguida afirma que Jesus Cristo na sua pessoa era a Vida que representa a comunhão de amor expressa na realidade de felicidade, paz, harmonia e liberdade da criação no contexto do Jardim do Éden.

Por isto, necessitamos reconhecer a pessoa de Jesus Cristo como Deus Eterno que transcende a todas as questões que compõem a existência humana. Deus Eterno que foi o grande arquiteto da obra da criação tanto do mundo em seus aspectos físicos como da humanidade. Participou dessa obra com o propósito de gerar vida e luz para que a existência humana fosse dominada pela beleza do eterno amor de Deus.

Jesus Cristo é a verdadeira luz para transformar a escuridão da existência humana (vers. 5-13). João no versículo 5 nos mostra que a existência humana está envolvida numa realidade de trevas e escuridão em todas as suas dimensões (pessoais, sociais, políticas, econômicas e culturais), porque através do pecado ele rejeitou ao amor incondicional de Deus Pai como fundamento da vida para viver conforme os seus próprios desejos de morte e injustiça, tornando-se filho da desobediência. Em seguida João fala sobre o testemunho de João Batista que consistia em denunciar as trevas que dominava a existência humana e mostrar a necessidade de recomeçar a viver em arrependimento para com Deus quando viesse aquele que era a verdadeira luz. Essa verdadeira luz é Jesus Cristo que transforma a escuridão de pecado que vive o ser humano neste mundo, tornando filho de Deus que caminha na obediência do eterno amor do Pai que nos conduz a vida e a liberdade. Isto acontece a partir da verdade de que o Cristo que é Deus Eterno tornou-se humano para através da sua graça e verdade trazer a revelação de forma concreta da nossa escuridão e assim nos conduzir ao caminho da luz, partilhando assim de todas as nossas misérias como uma manifestação do eterno amor de Deus por nós.

Portanto, aprendemos que a pessoa de Jesus Cristo é a verdadeira luz que se tornou humano para nos conduzir ao caminho da luz que consiste em construirmos a nossa existência como filhos de Deus que são dominados a cada dia pelo eterno amor do Pai em obediência aos seus valores eternos, lutando assim contra as trevas em nosso mundo.


Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!