sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Avivamento, Evangelho de Jesus e Tempos Globais


O protestantismo no Brasil em suas variadas faces (seja o histórico, o pentecostal e o neopentecostal) para muitos tem vivenciado um grande avivamento e reavivamento da fé cristã em uma sociedade globalizada marcada pelo secularismo e relativismo de verdades absolutas. Sendo que a comprovação deste avivamento está no crescimento numérico das igrejas, nos programas de rádio e televisão, nos grandes e belos templos no estilo “shopping center”, no aumento constante de políticos evangélicos que defendem a “moralidade” cristã.

É interessante atentarmos que o caminho deste avivamento no protestantismo que tem como modelo a proposta do neopentecostalismo televisivo na produção de uma “religião do trono”, priorizando a busca do bem-estar e o desejo de consumo inesgotável dos seus membros. O resultado é uma fé que o individuo se considera merecedor de muitas bênçãos que Deus tem a obrigação de conceder, como aponta a socióloga Patrícia Alves.

Existe a necessidade de repensarmos este modelo atual de caminho para o avivamento em nossas igrejas evangélicas, por isto, é importante olharmos a história de um grande pregador puritano inglês Richard Baxter. Durante três anos este pregador capacitado por Deus pregou de todo o seu coração a um povo rico e sofisticado, mas sem resultados visíveis. Finalmente, Baxter clamou a Deus: “Senhor, faz algo por este povo ou então morro”. Mas Deus respondeu como se fosse em voz alta e recomendando a ele: “Baxter, você está trabalhando no lugar errado. Está esperando que o avivamento venha através da igreja. Tente pelo lar”. Baxter começou a visitar os lares, ajudando famílias a organizarem um “altar familiar”, até que o Espírito Santo ateou fogo naquela congregação e fez dela uma igreja forte.

Portanto, meus amados irmãos, esta história nos remente a enxergamos que o caminho para um avivamento bíblico, equilibrado e transformador em todos os âmbitos da nossa sociedade, consiste em trabalharmos no lugar certo que é a busca constante por uma espiritualidade libertadora fundamentada na vivência dos valores do Reino de Deus expressos no Evangelho de Cristo, em nosso cotidiano familiar para assim o construirmos como um altar de adoração a Deus. Busquemos, pois, construir essa espiritualidade em nosso lar com a prática da oração e leitura bíblica em comunhão para que assim sejamos Igreja formada pelo Evangelho de Jesus.

Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!