sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Globalização, Tesouros Humanos e o Evangelho - Marcos 10.17-22


Para muitas pessoas em nosso mundo contemporâneo os tesouros da existência humana consistem na realização absoluta dos seus diversos desejos e prazeres. Tornando-se assim o ser humano o centro de todas as coisas, o que importa nisto é adquirir o maior número de bens materiais para assim os desejos sejam satisfeitos. Vivemos em um mundo que privilegia o Ter como tesouro da existência humana e com base nisto as pessoas constrói suas vidas. Na Escritura Sagrada encontramos uma história que nos conduz a pensar sobre quais os tesouros da nossa existência, em Marcos 10.17-22 sobre o diálogo de um homem rico com Jesus Cristo.


É reconhecer a nossa necessidade de vida eterna (ver. 17). O homem rico pergunta a Jesus Cristo sobre como encontrar a vida eterna. Essa pergunta expressa certa preocupação na coração do homem em relação a sua existência em encontra algo mais valioso, que não se restringiam aos bens materiais que lhe satisfaziam os prazeres, e este tesouro era a vida eterna. O nosso primeiro tesouro consiste em reconhecermos a nossa necessidade de vida eterna, numa atitude de construirmos nossa vida em um relacionamento de amor com Deus, que conduz os nossos caminhos como nosso Senhor Libertador para vivermos no novo céu e nova terra.


É reconhecer a importância da Palavra de Deus (vers. 19-20). A resposta de Jesus Cristo ao homem rico foi a de que a vida eterna consiste em seguir os preceitos estabelecidos por Deus. O homem respondeu em seguida que seguia todos os preceitos de Deus desde a sua juventude, porém para ele estes faziam parte da sua existência apenas em atos externos. O nosso segundo tesouro consiste em cultivarmos em nosso coração os preceitos (valores) estabelecidos por Deus expressos na Escritura Sagrada para que conduzamos nossa existência em contraposição aos valores predominantes em nosso mundo como: o relativismo de verdade e ético, a absolutização do prazer, o consumismo e individualismo em extremo.


É viver a partir do evangelho de Cristo (vers. 21-22). Jesus Cristo termina o diálogo como o homem rico quando o olha com amor incondicional e fala que lhe faltava uma coisa: compartilhar todos os seus bens com os pobres e construir sua vida como um seguidor do seu evangelho para sempre, mas o homem se despediu triste porque o pedido era muito extremo. O nosso terceiro grande tesouro é contemplarmos Cristo a cada dia a falar conosco com um amor incondicional nos chamando a viver com base em seu evangelho seguindo os seus caminhos, que foi servir a Deus Pai em favor da libertação do nosso mundo perdido e com dor.


Portanto, somos chamados a encontrarmos e vivermos estes grandes tesouros da existência em nosso mundo tão confuso e sofredor, para assim construirmos nossa vida a partir do evangelho de Cristo que nos conduz a vida eterna e a seguir os valores do Reino de Deus. Sendo possuído a cada dia por Seu amor e graça, para lutarmos diariamente pela libertação da minha vida, do meu próximo e do nosso mundo, e assim estaremos vivendo o grande mistério do Reino de Deus que é ser amado por Deus Pai e entregar-se a Ele e ao nosso próximo na construção de um novo céu e nova terra.


Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!