segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Caminho de Jesus e a busca por significado



Necessitamos refletir sobre os referenciais globais que tem influenciado nossa geração consiste na realidade dura e cruel do processo cotidiano de desumanização e desvalorização da vida seja na face das nossas crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos. Mais uma vez considero muito interessante as reflexões apresentadas por John Stott em seu livro Porque sou cristão da editora Ultimato (2004:p.113-114) sobre três questões que contribuiram para produção dessa realidade:

• O efeito da tecnologia, pode ser libertadora, é claro, pois liberta as pessoas do trabalho pesado industrial ou doméstico. Mas ela pode também ser terrivelmente desumanizadora, fazendo com que homens e mulheres já não sintam pessoas, mas coisas.
• O efeito do reducionismo científico, alguns cientistas têm argumentado que um ser humano não é nada mais do que um animal, ou nada senão uma máquina, programada para dar respostas automáticas a estímulos externos.
• O efeito do existencialismo, os existencialistas radicais pensam que Deus está morto, tudo o mais morreu com ele. Uma vez que não há Deus, não há valores ou ideais, propósitos ou significados.

O mais importante que necessitamos atentar quando enfrentamos esses tempos globais em seu processo de desvalorização da vida é que em nossa geração seguir o caminho de Jesus resulta em sentido, significado, valorização e dignidade o nosso viver humano porque a cada dia descobrimos que Deus o nosso Pai e Jesus o Filho em comunhão amorosa nos criou com a imagem e semelhança divina. Assim no caminho de Jesus não reduzimos a existência as circustãncias desse nosso mundo cruel em que nos enxergamos como explorados, nada, lixo e desistimos de viver, mas caminhamos encontrando sentido e amor incondicional de Deus em todas as coisas. Isto porque como afirma John Stott (2004: p. 118) no caminho de Jesus as pessoas têm importância:

"O ensino de Cristo sobre a dignidade e o valor do ser humano é muito importante hoje, não somente para nossa própria auto-imagem e auto-respeito, mas também para o bem-estar da sociedade. Quando as pessoas são desvalorizadas, tudo na sociedade tende a se estragar. Não há nenhuma liberdade,nenhuma dignidade, nenhuma alegria. A vida humana parece não valer a pena ser vivida, porque já não é humana. Mas quando os seres humanos são valorizados como pessoas, pelo seu valor intrínseco, tudo muda. Por quê? Porque as pessoas têm importância. Porque cada homem, mulher e criança tem valor e significado como ser humano feito à imagem e semelhança de Deus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!