segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Caminho de Jesus e a busca por transcendência



Em nossos tempos globais existe uma grande busca por transcendência e um dos movimentos que tem impactado grandemente a nossa geração é o chamado Movimento da Nova Era, como trata muito bem o pensador John Stott em seu livro Porque sou cristão, publicado pela editora Ultimato em 2004 (p.108-109, 111):

"Na atualidade, porém, particularmente por causa do entusiasmo pela meditação transcendental, todo mundo tem alguma idéia do que seja transcendência. A busca por transcendência é a busca por uma Realidade que esteja acima da ordem material. Ela surge da convicção de que essa Realidade não pode ser confinada a um teste laboratorial, espalhada sobre uma lâmina e sujeita a um exame microscópico. Há algo mais, algo além, algo tremendo que nenhum instrumento científico é capaz de apreender ou medir.

A mais extraordinária de todas as tendências religiosas recentes talvez seja o surgimento do movimento Nova Era no Ocidente. Trata-se da mistura bizarra de diversas crenças, incluindo religião e ciência, física e metafísica, panteísmo antigo e otimismo evolucionista, astrologia, espiritismo, reencarnação, ecologia e medicina alternativa."

Portanto, é urgente desenvolvermos uma grande sensibilidade e compreensão para com o nosso mundo globalizado em sua ânsia por transcendência, para assim experimentarmos a cada dia em nosso ser que no caminho de Jesus encontramos a satisfação para tal aspiração. Ou seja, quando escolhemos a cada dia seguir a Jesus experimentamos e contemplamos diariamente essa Realidade, com isso não nos maltratamos com visões pequenas, mesquinhas e reducionistas da vida como, por exemplo, uma religião conhecida por todos nós chamada de "cristianismo".

Não necessitamos criar, formular, abrir ou arquitetar outros caminhos centralizados tão somente em nossos desejos, a simplicidade estar em cada um em sua individualidade ouvir a voz de Deus de que em Jesus Cristo nós encontramos o caminho para amadurecermos na verdade e na vida (João 14.6). Penso que enquanto vivermos em nossos caminhos religiosos de justiça própria e boas obras das nossas leis cristãs nos afastamos da transcendência em Jesus Cristo e mergulhamos a cada dia numa grande tragédia como trata John Stott (2004: p.113):


"Para mim é uma grande tragédia que muitos homens e mulheres modernos, na busca por transcendência, se voltem para as drogas, para o sexo, para a ioga, para as seitas e para a Nova Era,em vez de voltarem-se para Cristo e para a sua igreja,onde se deveria experimentar cultos de adoração verdadeiramente transcendentes e desfrutar de um encontro íntimo com o Deus vivo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!