sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MEMÓRIAS E CULTURA HISTÓRICA EDUCACIONAL EM CAMPINA GRANDE - PB: UMA INTRODUÇÃO


Primeiro Grupo Escolar de Campina Grande


Em nosso artigo analisamos de forma introdutória a história da educação em Campina Grande a partir das memórias de dois intelectuais memorialistas da cidade em suas representações da educação, pensando-as num contexto de uma cultura histórica educacional.


O presente artigo tem o objetivo de analisar a história da educação em Campina Grande a partir das produções de dois intelectuais memorialistas como em suas obras articularam um saber histórico com representações quanto à educação da cidade, destacando como estes podem ser pensados no contexto de uma cultura histórica educacional de forma introdutória. Os intelectuais são o Elpídio de Almeida em seu livro História de Campina Grande e o Epaminondas Câmara em seus dois livros de memórias: A Evolução do Catolicismo na Paraíba e Os Alicerces De Campina Grande: Esboço Histórico-Social do Povoado-Vila (1697-1864).


O artigo é composto de duas partes: na primeira tratamos das propostas teóricas de pensarmos em cultura histórica educacional, mas num primeiro momento pensamos em cultura histórica numa perspectiva geral a partir das propostas dos estudos culturais ingleses em seu projeto original e assim numa releitura marxista da cultura. Na segunda parte, analisamos as produções dos memorialistas como articuladores de certa cultura histórica educacional de Campina Grande. Por último, pensamos nas limitações do nosso trabalho por ser uma introdução e assim a necessidade de amadurecimento das propostas desenvolvidas durante a análise.


Para ler e baixar gratuitamente o artigo sobre a história da educação na Paraíba, acesse o seguinte link: http://www.revistavoos.com.br/seer/index.php/voos/article/viewArticle/58.


Cleófas Júnior

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