sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A INSERÇÃO DO DISCURSO PROTESTANTE EM CAMPINA GRANDE (1901-1930): UMA INTRODUÇÃO


Primeiro Templo da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande
A inserção do discurso protestante em Campina Grande consistiu num processo complexo e conflituoso a partir de 1901 com o estabelecimento da primeira comunidade protestante, no caso a comunidade evangélica congregacional. Esse processo foi conflituoso porque é resultante de um projeto informal de evangelização que visava produzir a conversão dos campinenses na busca de um rompimento com os valores da cultura católica no qual detinha o monopólio da cultura histórica religiosa da cidade. Havendo assim neste período a inserção de outro discurso religioso nas malhas do contexto político, econômico e social da cidade, propondo outra identidade religiosa. Torna-se complexa porque dispomos de fragmentos incompletos deixados por nossas poucas fontes documentais para assim pensarmos essa inserção.
Primeira Reforma do Templo da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande

Neste artigo o nosso objetivo é fazer uma análise introdutória da inserção desse discurso protestante em Campina Grande entre 1901 a 1930 no caso da comunidade evangélica congregacional, a partir da perspectiva teórica de cultura histórica religiosa cunhada nas propostas de pensar a cultura e a religião em Raymond Williams, E. P. Thompson e Christopher Hill. No primeiro momento pensamos sobre uma cultura histórica religiosa com a história social inglesa da cultura, quando olhamos na produção de alguns intelectuais memorialistas quanto à religião em Campina Grande. No segundo momento pensamos a inserção do discurso protestante a partir da observação dos fragmentos documentais encontrados até agora como: a produção memorialista sobre a comunidade congregacional em Campina Grande, as pregações de um pastor do período e uma ata das assembléias da comunidade quanto ao seu Regimento Interno, dentro de um contexto de cultura histórica religiosa da cidade.
Para ler o artigo na íntegra e conhecer melhor a história do protestantismo na Paraíba, aesse o seguinte link: http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2014%20-%20Cle%C3%B3fas%20Lima%20Alves%20de%20Freitas%20J%C3%BAnior%20TC.PDF.
Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!