quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A NECESSIDADE DE OUVIR CRISTO EM NOSSO CORAÇÃO NO COTIDIANO - Lucas 10.38-42



Na sociedade contemporânea nós conduzimos nossa existência através de um cotidiano muito ocupado com muitas atividades, nisto nós damos muita importância em ouvir no nosso coração às mensagens trabalhadas pelos meios de comunicações (televisão, rádio e internet). Essa realidade muitas vezes nos impede de darmos uma atenção maior a grande necessidade de ouvir a mensagem de Cristo em nosso coração diariamente, considero importante olharmos para esta necessidade a partir de alguns aspectos da Escritura Sagrada em Lucas 10.38-42 com a narrativa da visita de Cristo a casa de Maria e Marta.


A atitude de Marta em hospedar Jesus Cristo em sua casa (ver. 38). Olhemos com profundo respeito à atitude de Marta, uma mulher que tinha como condição normativa viver marginalizada na sociedade judaica ocupando tão somente o ambiente domesticado, rompeu com isto ao receber e hospedar a Jesus Cristo em sua casa. Essa atitude represente dedicação, reverência e fé de Marta para com Cristo, que devia ser o Senhor do seu cotidiano. Aprendemos que devemos partilhar da mesma, recebendo a Jesus Cristo em nossa casa, que representa a nosso viver diário. Fazendo de Cristo o maior hóspede da nossa vida, recebendo-o com reverência, fé e dedicação. Permitindo a cada momento ser dominado pela eterna graça e misericórdia de Deus, em Cristo.


A atitude de Maria em ouvir Jesus Cristo, assentada aos seus pés (ver. 39). A atitude de Maria, irmã de Marta, ao ter Jesus Cristo como hóspede em sua casa. Maria desde que Cristo tinha chegado teve a atitude única de assentar aos pés dEle em sinal de reverência, respeito e adoração ainda maior, para ouvir as suas preciosas mensagens porque as considerava de suma importância para o seu bem viver. Entendemos que esta atitude de Maria nos ensina hoje, que em nosso cotidiano ocupado temos que desenvolver a atitude diária de nos prostarmos aos pés de Cristo para ouvir em nosso coração os seus ensinamentos, que são os valores eternos do Reino de Deus.


A atitude de Marta em não ouvir Jesus Cristo por causa do trabalho diário (vers. 40-42). Marta teve a atitude bela de hospedar Cristo em sua casa, mas durante a sua estadia, ela não priorizou ouvir as mensagens dEle porque estava envolvida intensamente em seu trabalho diário de preparar a casa para os visitantes, resultando em muita agitação. O coração de Marta não estava atento para as palavras de Cristo, mas para o seu trabalho e assim se esqueceu da sua maior necessidade e que lhe conduziria ao caminho da liberdade. Podemos entender esta atitude de Marta como uma realidade que estamos sujeitos a viver: a atitude de em nosso cotidiano não ouvirmos a Cristo no coração com sua mensagem libertadora que nos conduzem ao caminho da liberdade integral. Isto por causa de nosso cotidiano de trabalho diário para satisfação dos nossos interesses.


Portanto, busquemos a cada dia satisfazer essa nossa necessidade de ouvir a mensagem libertadora de Cristo em nosso coração em nossa vida diária, no âmbito da família, do trabalho, do estudo e nas reuniões das nossas igrejas. Na dependência tão somente da graça iluminadora do Espírito Santo na prática da oração e leitura bíblica para assim crescermos na bem-aventurança do Reino de Deus.

Cleófas Júnior