sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AS MULHERES E RELAÇÕES DE GÊNERO NO PROTESTANTISMO: O CASO DA IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE CAMPINA GRANDE



O Protestantismo no Brasil foi se constituindo através de vários caminhos, um desses consistiu na comunidade congregacional, estabelecida pelo casal de missionários Robert Reid Kalley e Sarah Pouth Kalley na segunda metade do século XIX na cidade do Rio de Janeiro. Desta comunidade foram formadas outras em diferentes cidades do Brasil, como no começo do século XX na cidade de Campina Grande, que neste ano de 2008 completará 88 anos de fundação como a primeira comunidade protestante da cidade.





O nosso artigo tem o objetivo de analisar o espaço construído para as mulheres no discurso protestante da primeira comunidade congregacional nos anos de 1930 a 1940, pensando também como as mulheres reinventaram esse discurso. Buscando desenvolver essa análise a partir do referencial quanto aos discursos de verdades que produzem um regime de poder que se articula em todas as instituições da nossa sociedade.

O artigo é formado por três partes: na primeira, discutimos o discurso protestante e o feminino na comunidade congregacional no Brasil, através dos missionários fundadores da comunidade Robert e Sarah Kalley. Na segunda parte, analisamos o discurso protestante da comunidade congregacional em Campina Grande em relação ao contexto social da cidade na década de 30 e 40 do século XX, destacando os casos de transgressão e disciplina apresentados nas atas das assembléias da comunidade, pensando como esse discurso do feminino produziu uma ordem disciplinar nas mulheres em sua vivência do sagrado. E na terceira parte, pensamos como as mulheres reinventaram esse discurso de verdade e disciplina sobre o feminino, resultando na produção de outra identidade feminina religiosa.
Para ler o artigo na íntegra e baixar gratuitamente, acesse o link a seguir: http://www.revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/9301.
Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!