quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Fé Protestante em Tempos Globais: Por Uma Proposta Velha e Nova de Santidade

Coral da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande em 1925

Hoje apresentamos nossa última meditação dessa série intitulada a fé protestante em tempos globais que representa nossa pequena homenagem aos 45 anos da morte do nosso querido pastor João Clímaco Ximenes, nesse pequeno espaço tivemos a oportunidade de aprender e assim repensarmos os caminhos da nossa fé em nosso tempo o século XXI que nos parece tão complicado e contraditório. A partir das propostas do pastor Ximenes em seus sermões do século XX, mas que nos trazem orientação para construirmos a nossa identidade protestante e assim atentarmos que não podemos desprezar como tradição estéril o legado deixado por nossos pais, mas temos o desafio de preservar e repensar de forma criativa para os nossos tempos.

No sermão intitulado Motivos Para a Santificação (2 Pedro 1.1-21) pelo pastor Ximenes temos o propósito de repensar a nossa necessidade por uma proposta velha e nova de santidade em nossos tempos globais que é marcado por comportamentos extremos como o do relativismo ético total que nos deixa livres para satisfazermos todos os nossos desejos, e o do moralismo medíocre que cria regras consideradas santas tão somente para aprisionar as pessoas e usá-las na sua fé. O pastor Ximenes nos apresenta algumas dimensões dessa proposta velha, mas que necessitamos que hoje seja nova de santidade:

1ª Essa proposta velha e nova tem um quádruplo ideal: a) tornar firme a nossa vocação de sermos filhos de Deus; b) tornar firme a nossa eleição; c) nos livramos de viver em tropeço; d) tornar-nos a cada dia participante da natureza divina como filhos amados de Deus.

2ª A motivação correta para essa proposta velha e nova de santidade consiste na riqueza das promessas de Deus como a de que Ele vem nos buscar para vivermos em um novo céu e nova terra, reinarmos para sempre com Ele, vivermos a semelhança de Jesus Cristo, viver a cada momento na companhia de Deus o nosso Pai e contemplarmos a cada dia a glória eterna do nosso Deus.

3ª Essa proposta velha e nova de santidade consiste em trilharmos a cada dia um caminho com base na diligência que nos conduz a desprezar os valores em que vivem a nossa sociedade de morte e pecado com os homens constroem a vida no orgulho, na vaidade e na presunção. Mas sim um caminho de santidade baseado nos valores do Reino de Deus em uma vida que encarna a fé, a temperança, a paciência, a piedade e o amor fraternal para que assim vivamos em uma sociedade da vida e da liberdade de Deus. Essa proposta de santidade nos conduz a uma vida que rejeita a ociosidade, uma fé sem frutos e só de aparência, para assim tragamos alegria ao coração de Jesus Cristo e rejeitemos as proposta de Satanás de construirmos um mundo em morte e miséria.

Portanto, meus amados irmãos que repensemos melhor a proposta de santidade que temos criado atualmente em nossas comunidades cristãs no qual produz tão somente uma vida que busca sinais da benção de Deus em termos mais e mais bens materiais que são frutos dos nossos desejos de consumir produtos tratados como “santos” e “abençoados” que nos são oferecidos nos programas da cultura gospel com seus pastores ungidos e bem-sucedidos. E vivemos uma santidade que serve somente para que Deus realize os nossos desejos e sonhos consumistas, mas que reproduzem um mundo tão injusto e desigual porque os valores dessa santidade são os mesmos que são predominantes em nossa sociedade capitalista: consumir produtos para ser feliz e o próximo sofre porque não tem fé.

Mas considero muito mais importante pensarmos por uma proposta velha e nova de santidade que nos chama para construirmos a nossa vida nos valores do Reino de Deus com a graça libertadora de Deus nos transformando para buscarmos a sua justiça, paz, liberdade, dignidade e esperança para todas as pessoas, resultando em um novo céu e nova terra como podemos pensar a partir deste sermão do pastor Ximenes.

Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!