quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Fé Protestante em Tempos Globais: O Que é Ser Igreja de Deus?

Pastor João Clímaco Ximenes e sua esposa Dona Luiza Barbosa Ximenes

Hoje estaremos repensando os caminhos da fé protestante em nossos tempos globais a partir do sermão do pastor João Clímaco Ximenes intitulado A Igreja e Sua Finalidade em sua leitura da Escritura Sagrada em Efésios 4.1-16. Assim proponho uma questão muito importante para todos os cristãos qual a missão integral das nossas comunidades cristãs, ou seja, qual a qual a razão da Igreja de Cristo existir nesse mundo e nossa participação nesta em seus desafios contemporâneos? O pastor Ximenes em seu sermão nos convida a repensar em algumas dimensões para a questão do que é ser Igreja de Deus em contraposição as “igrejinhas” fabricadas pelos nossos caprichos humanos:

1ª Ser Igreja de Deus é participar do maior privilégio proporcionado por Deus para nossas vidas. Assim temos a consciência da nossa missão semelhante a uma cidade que dever ser um lugar de abastecimento, um lugar de prazer, um lugar de segurança e um lugar de socorro. Sendo assim um lugar que prioriza transformar com o evangelho de Cristo todas as necessidades das pessoas, construindo assim um novo céu e uma nova terra na plenitude do Reino de Deus.

2ª É crescer na consciência de que somos como um corpo que deve assim priorizar a organização e a cooperação, nunca esquecer que depende em tudo da graça de Deus revelada em Jesus Cristo por ser a sua noiva. Ser um instrumento de Deus para o bem da humanidade com a vivência dos valores do Reino de Deus, para assim manifestar a sabedoria de Deus revelada na glória de Cristo através de uma vida com graça, amor e justiça em contraposição aos valores de morte da nossa sociedade. Tudo isto resulta na comunidade ser perseguida e rejeitada por todos aqueles que vivem para legitimar as veias da morte física e existencial em nosso mundo em suas estruturas de pecado.

3ª É atentar em nossa vida com todo cuidado especial semelhante ao que dedicamos ao nosso corpo físico. Não provocar escândalo para a comunidade participando sem que o Senhor conduza o nosso ser no cultivo dos valores do Reino de Deus e assim vivemos somente como base nos parâmetros do pecado deste nosso mundo que resulta em relacionamentos de separação e destruição no âmbito pessoal, comunitário e da natureza. Em nossa comunidade devemos ser um lugar que o Deus em Jesus Cristo e no Seu Espírito nos transforme em sua graça libertadora e que produz a única esperança duradoura do Reino de Deus.

Portanto, meus amados irmãos em nosso tempo presente em nossas comunidades cristãs nós muitas vezes desprezamos ser Igreja de Deus na perspectiva do Evangelho porque escolhemos trilhar os caminhos da cultura gospel propagada em seus programas evangélicos nos meios de comunicação que nos chama a uma cultura de vida que prioriza o ter as coisas como valores de um suposto “Reino de Deus” que serve tão somente para enriquecer os bolsos dos nossos “grandes pregadores” em suas empresas religiosas e aumentar a miséria que gera morte constante em nosso mundo globalizado da maioria dos filhos e filhas do Senhor. Vivamos, pois, a cada momento a missão integral das comunidades cristãs de vivermos nos conflitos deste mundo mal os valores do Reino de Deus revelado no evangelho libertador de Jesus Cristo para assim cumprirmos o nosso chamado de lutarmos por um novo céu e nova na plenitude da justiça de Deus.


Cleófas Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe o seu comentário!